livros
A pandemia de Coronavírus alterou muitas coisas em nosso cotidiano. Uma delas, com certeza, é a forma como os negócios serão levados adiante. 

Muita gente teve que se adequar à nova realidade, e quem não acompanhar essa mudança tende a ficar para trás - já estão ficando, inclusive. 

Por isso, é preciso aproveitar as oportunidades, ainda que elas não surjam nos melhores momentos. 

Pensando em você, que se encontra encurralado nessa situação, decidimos separar 5 livros que podem te ajudar a sair da estagnação, especialmente se você estiver com seu negócio parado durante a quarentena. 

Venha expandir seus horizontes e oportunidades! 

O Investidor Inteligente, de autoria de Benjamin Graham

O Investidor Inteligente é considerado um guia prático para quem deseja ganhar dinheiro investindo na bolsa de valores. Inclusive, um dos mais famosos propagandeadores da obra é o americano Warren Buffett, considerado um dos mais bem sucedidos investidores do mundo. 

Além de ensinar como funciona o mercado de ações, o livro é essencial para quem deseja conhecer os conceitos mais fundamentais que envolvem educação financeira - que é importante na vida de todos. 

Vale citar que uma das lições mais famosas extraídas do livro é o conceito de valor de investimento, que ensina o investidor a observar a qualidade das ações, ainda que em baixa, uma vez que num longo prazo elas voltam a crescer. 

Mindset - A nova psicologia do sucesso, de autoria de Carol Dweck

Nesta obra escrita pela renomada professora de psicologia da Stanford University, o conceito de mindset é trabalhado. Em português, um termo semelhante é “perspectiva”, e no livro ele é tratado como ponto fundamental para o desenvolvimento, seja ele pessoal ou profissional. 

Segundo Carol, o mindset afeta diretamente a forma como as pessoas lidam com os obstáculos, nas diversas esferas de sua vida. 

A professora aborda ainda as duas formas distintas de mindset: o fixo e o progressivo. No primeiro, com o qual você nasce, é comum se desestimular ao encontrar barreiras. Já no segundo, que você consegue adquirir, você pode se desenvolver e se tornar melhor em algo, deixando de lado o medo do fracasso. 

Conhecendo os dois tipos de mindset, é possível se adequar e encarar a vida da maneira mais condizente. 

Reinvente sua empresa, de autoria de Jason Fried e David Heinemeier Hansson

O Livro reinvente a sua empresa é um livro sobre empreendedorismo e negócios, os autores deste livro são os fundadores de uma empresa de softwares pioneira, que desenvolve produtos utilizados por milhões de pessoas em todo o mundo. 

Por conta da experiência adquirida profissionalmente, eles buscaram desconstruir os mais tradicionais conceitos de crescimento, planejamento, atendimento ao cliente e gestão. 

Críticos dos workaholics, acreditam que é mais benéfico para uma empresa aumentar sua eficiência de maneira inteligente, alcançando o sucesso de forma a criar poucas coisas muito boas em detrimento de muitas coisas razoáveis. 

Indicado tanto para iniciantes no mundo empresarial, quanto para quem trabalha e deseja abrir seu negócio, o livro também é imprescindível para você que quer reinventar sua maneira de encarar o trabalho, e de buscar a realização profissional. 

Good Economics for Hard Times, de autoria de Abhijit V. Banerjee e Esther Duflo

Uma das mais recentes obras desta lista, o livro que ainda não tem versão em português (mas que numa tradução livre se chamaria “Boa Economia para Tempos Difíceis) foi escrito por dois economistas vencedores do Prêmio Nobel. 

A dupla, que é composta por marido e mulher, trata de diversos temas envolvendo políticas de países ricos, como os Estados Unidos. Dentre eles, imigração, desigualdade e até o comércio, sempre sob o ponto de vista econômico. 

Por meio de um linguajar descomplicado e compreensível, mesmo para os não iniciados no ramo, são apresentados diversos dados para nos mostrar uma visão mais ampla sobre toda a dinâmica humana e seus desdobramentos. 

O lado difícil das situações difíceis: como construir um negócio quando não existem respostas prontas, de autoria de Ben Horowitz

Nesta obra de título bastante comprido, somos apresentados à história de vida de Ben Horowitz, que é considerado um dos mais bem sucedidos e experientes empreendedores de tecnologia, no Vale do Silício. 

Ficamos por dentro de como ele conseguiu fundar suas diversas empresa, bem como se deram todas suas vitórias dentro do ramo tecnológico. 

Além de conhecer um pouco mais da forma de gerenciar que levou Ben ao sucesso, ficamos mais próximos do lado humano do empreendedor, que muitas vezes fica relegado à segundo ou terceiros planos. 

São ensinamentos indispensáveis para todos que pretendem ou já estão empreendendo, e desejam crescer positivamente, neste meio que costuma ser bastante solitário e difícil. 

Gostou das recomendações? Tem muita coisa para aprender, colocar em prática, e fazer seu negócio se mover rumo o sucesso. 

Boa leitura, e não se esqueça de colocar tudo que aprendeu em prática. Boa sorte nessa jornada!

Leia Mais:

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem