bolsa


Certamente pelo menos uma vez na vida, você já ouviu alguém falar das caríssimas e estilosas bolsas Hermés e principalmente na bolsa Birkin, ainda mais se você for uma pessoa que está sempre antenada na moda!

Um pouco de história

A marca foi fundada em 1837 quando o seleiro Thierry Hermés lançou sua pequena oficina em Paris no “Grands Boulevards”, onde eram comercializados peças em couro, como botas, rédeas, selas, baús de carruagem, dentre outras peças em couro.


A Hermés é conhecida por sua cor laranja. O extremo cuidado em cada detalhe de suas peças, resultou em seu primeiro prêmio na Exposição Universal, em 1867.


A marca é mundialmente conhecida e a marca se manteve extremamente firme que já está no mercado há cerca de 178 anos, sobrevivendo inclusive à Segunda Guerra Mundial. 


Na época o foco principal das vendas era a aristocracia de Paris. Sendo assim, pouco tempo depois, por volta de 1880, quando o filho de Thierry Hermés assumiu a empresa, a loja Hermés, da rua Faubourg Saint-Honoré, número 24, considerada a mais chique e sofisticada, foi lançada.


A loja é mantida por laços familiares. Após a morte de Thierry Hermés, a loja passou a ser direcionada pelo seu filho e netos, Charles Émile Hermés (filho), Adolphe e Émile Maurice. 


Em 1922, foi lançada a primeira linha de bolsas de couro Hermés, feita pelo próprio Émile Maurice, depois de ouvir de sua esposa uma reclamação que não encontrava em lugar uma handbag que lhe agradasse. Que amor não?


Todos, absolutamente todos os produtos da marca Hermés são feitos à mão, a partir do zero, com os próprios tecidos dos “Ateliers Hermés” inclusive a Bolsa Birkin Hermès.


O intuito da empresa é garantir que seus produtos sejam de qualidade superior.

Qualidade dos Produtos

A qualidade de seus produtos é tão grande que um relatório aponta que se a quantidade de seda usada na confecção de seus cachecóis fossem colocada em uma linha reta, essa quantidade cobriria a distância entre a Terra e a Lua! Todo cachecol da Hermés é confeccionado a partir de 450.000 metros de seda, retirados de casulos com cerca de 300 mariposas!


Porém levou muito tempo, cerca de 40 anos, para que o nome da marca chegasse ao nível de preferência dos czares russos e tivesse ligação direta com o consumidor. 


A Bolsa Birkin Hermés possui uma exigência de conceito único, em que todas as vitrines devem possuir as mesmas características da marca e sua localização. 


Outro fato interessante é que as caixas da Hermés só são laranjas por um acidente! Anteriormente, as embalagens da Hermés eram de cor bege com detalhes em dourado, mas durante a Segunda Guerra Mundial, os estoques foram esgotados e eles acabaram tendo que usar a cor laranja, que por fim, identificou a cor da marca. 


Outro fator que só reforça a qualidade dos produtos da marca é o uso de zíperes personalizados! Também há uma história que afirma que Émile Maurice foi a primeira pessoa que levou e usou zíperes na França! 


A unidade parisiense da Hermés é conhecida como um outlet, já que nela, podemos encontrar uma cafeteria e uma biblioteca de artes. Tudo pensado no conforto dos clientes!


Em 1918, a França foi dado a Émile Maurice, os direitos exclusivos da França! 

Confecção para o Príncipe

Outro acontecimento interessante desse mesmo ano, foi a fabricação da primeira jaqueta de golfe fabricada pela Hermés, confeccionada para o príncipe de Gales, Edward.


Em 1919 Adolphe Hermés deixa a empresa com seu irmão (que comprou sua parte), devido a um declínio nas vendas de equipamentos de montaria e couraça.


Em 1924, a Hermés marcou presença nos Estados Unidos e inaugurou mais duas lojas e resorts pela França!


Já no ano de 1929, em Paris, a Hermés lançou sua primeira coleção de roupas femininas de alta costura, com roupas de banho inclusas.


Em 1935 era lançada a “bolsa tiracolo", que um tempo depois ficou conhecida como “Bolsa Kelly”.


No ano de 1938 foi lançada a pulseira “Chaine d’ancre”, junto da jaqueta e outros trajes que seriam unidos a coleção clássica da Hermés. 

Bolsa Kelly e bolsa Birkin Hermés


Os dois modelos de bolsas mais famosos e pedidos entre as bolsas da marca, são as bolsas Kelly e a bolsa Birkin Hermés. Que foram nomeadas assim por Grace Kelly e Jane Birkin.


Essas bolsas são feitas com material de couro “Sac à dépêches”, que são bolsas de estilo carteiro.


Em 1935, após surgir notícias que a princesa de Mônaco usaria esse modelo de bolsa Birkin Hermés, para esconder sua pequena barriga de gravidez, a bolsa ficou famosa.


Já em 2012, depois de uma falsa acusação de que as bolsas Birkin eram feitas com couro de crocodilo, Jane Birkin pediu que seu nome tivesse seus laços cortados com a marca, mas depois a poeira baixou, e o modelo foi mantido em linha.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem