ios ou android

Você que utiliza algum smartphone ou tablet, certamente já deve ter ficado em dúvida entre qual o melhor sistema: iOS ou Android. Afinal de contas, são dois sistemas operacionais muito utilizados e que disputam um mercado muito aquecido.

O importante é você saber que não existe um melhor que o outro, mas sim aquele que atende melhor ao perfil do usuário. Além disso, vantagens e desvantagens ambos os sistemas possuem. Portanto, você precisa saber qual é o seu objetivo e como utilizará determinado sistema.

Saiba que para utilizar esses sistemas em smartphone, também é fundamental escolher uma operadora de serviço que ofereça um bom plano de telefonia móvel. Isso pode fazer toda diferença na hora de utilizar aplicativos que exijam uso de dados móveis, por exemplo. 

Por isso, é importante escolher um plano que caiba no seu bolso e ofereça tudo aquilo que você necessite para falar no telefone ou navegar na internet. 

Veja a seguir e descubra mais sobre as vantagens de ter um sistema iOS ou Android.

iOS ou Android, qual escolher?

Seja iOS ou Android, esses dois sistemas têm uma grande legião de usuários pelo globo. No entanto, cada um tem uma particularidade que agrada um público bastante específico. 

Para escolher o ideal para você leve em conta quais recursos você precisa e se determinado sistema atende a essas exigências. Vale ressaltar que não existe um melhor que o outro, mas sim um público alvo diferente a cada plataforma

A Apple é conhecida por revolucionar o mercado de mobile, enquanto o Android surgiu logo em seguida e vem crescendo cada vez mais, desde o aprimoramento das tecnologias digitais.

Para ajudar você nesta escolha fizemos uma lista de vantagens e desvantagens que cada sistema possui. Confira!

1- Mais tempo com o aparelho iOS

Se você é alguém que pretende utilizar por um longo tempo o mesmo aparelho, esse é um importante quesito a ser levado em conta. Entre iOS ou Android, o sistema da Apple leva vantagem. 

Isso acontece, porque a interface da plataforma é a mesma entre todos os aparelhos. Ou seja, não interessa o aparelho da marca que você tenha, o sistema é o mesmo. Portanto, isso garante um suporte maior até mesmo aos aparelhos mais antigos, garantindo aos usuários uma permanência maior e mais duradoura com determinado dispositivo. 

O Android perde nessa questão porque diferentes marcas trabalham com essa plataforma, como por exemplo, Samsung, Lg e Motorola. Sendo assim, dependendo do aparelho, alguns aplicativos podem perder atualizações ou otimizações importantes.

2- Sistema mais seguro

Por ser uma marca mais fechada, a Apple tem uma segurança e estabilidade de sistema maior. Isso acontece, porque a empresa tem um controle de qualidade muito rígido quanto às desenvolvedoras de aplicativos. Portanto, diminui a chance de ter um aplicativo mal intencionado na Apple Store.

Por outro lado, o Android tem uma variedade maior de aplicativos na Google Play e isso faz com que os usuários possam encontrar apps que não funcionem direito e possam causar algum dano ao sistema. Não que a Apple seja perfeita quanto a segurança, mas é um sistema que garante maior proteção aos usuários por ter um uso mais restrito.

3- Facilidade para trocar de aparelho 

Como foi dito anteriormente, a interface do sistema da Apple é basicamente a mesma para qualquer aparelho. No Android isso difere bastante, pois existem inúmeras versões e os mais variados aparelhos que funcionam nessa plataforma. Isso pode atrapalhar você na hora de trocar de marca de dispositivo, por exemplo.

No entanto, a maneira que você utilizava o Android em um aparelho Samsung, pode não ser a mesma em um aparelho da Motorola ou da LG, por exemplo. 

Sendo assim, na hora de decidir entre iOS ou Android, é fundamental levar em conta que você será um cliente exclusivo da Apple, portanto, poderá trocar de aparelho sem muitas alterações no uso da plataforma.

As vantagens do Android

O sistema Android cresceu muito nos últimos tempos. Por conta disso, tornou-se muito popular. Veja a seguir algumas vantagens que essa plataforma garante ao usuário.

1- Custo-benefício

Se a questão para você ter um smartphone for preço, saiba que o Android ganha disparado do iOS. Isso acontece, porque diferentes marcas lançam os mais variados modelos de telefones e eles podem ter preços bem em conta. 

Para isso basta você pesquisar sobre as fabricantes, que você encontrará tanto modelos de entrada, quanto aqueles para usuários mais avançados, que necessitam de mais recursos. Enquanto a faixa de preço de um telefone com Android é bastante variável, um Iphone tem um preço inicial bastante elevado, o que também diminui o número de usuários.

2- Sistema mais simples de usar

Como o Android é um sistema bastante popular, seu uso é bastante simplificado. Além disso, a plataforma conta com um grande número de usuários. Portanto, isso pode auxiliar você na hora de esclarecer uma dúvida, por exemplo.

3- Maior integração com os aplicativos Google

O Android é um sistema desenvolvido pela Google, por isso naturalmente é mais fácil encontrar interação entre os aplicativos dessa empresa. Essa interação implica em maior suporte aos serviços do Youtube, que tem um aplicativo desenvolvido especialmente para Android. Se você é um grande usuário do Google, essa questão pode ser fundamental na hora de optar entre iOs ou Android.

As desvantagens das plataformas iOS e Android

Em ambos os sistemas você encontrará desvantagens. No iOs, por exemplo, o uso será mais restrito e você não poderá fazer muitas modificações quanto à maneira de utilizar esse sistema. Além disso, o custo de um Iphone é mais elevado, o que torna esse aparelho menos democrático.

Enquanto a Apple tem um sistema bastante sólido e padronizado, o Android não tem essa mesma característica. E dependendo da atualização do sistema, seu aparelho pode se tornar obsoleto e menos otimizado. 

Sendo assim, ele pode consumir um tempo maior na hora de executar determinado aplicativo e isso pode fazer com que seu aparelho perca valor. 

Conclusão

Vale lembrar que a sua experiência com o uso do sistema iOS ou Android vai depender muito do seu perfil. Essas duas plataformas dominam o mercado dos dispositivos móveis e cada uma atende a determinado público o que faz com que a concorrência e decisão na hora de escolher um aparelho possa ser difícil em muitas vezes.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem