saúde bucal

A aparência é fundamental para o desenvolvimento da confiança e também da autoestima, e essa preocupação se tornou ainda mais evidente com o aparecimento das redes sociais e das selfies.

Isso fez com que o mercado de procedimentos estéticos aumentasse, principalmente a busca por tratamentos diferenciados para:

     Corpo;

     Pele;

     Cabelo;

     Dentes.

 Esse último sofreu uma grande expansão, principalmente por conta que o cuidado com os dentes e com a saúde bucal interfere de forma bastante intensa na autoestima e muitas vezes impede que as pessoas se relacionam socialmente, por medo de sorrirem e sofrerem diversos julgamentos.

Por conta desses problemas, as pessoas acabam não sorrindo e sendo associadas a pessoas sem simpatia ou alegria, o que não é verdade na maioria das vezes.

Por isso que os tratamentos oferecidos pelos convenios odontologicos são tão importantes, pois permitem resgatar a autoestima das pessoas, fazendo com que elas voltem a sorrir.

No presente artigo abordaremos alguns dos problemas relacionados à saúde bucal e os possíveis tratamentos estéticos que podem ser feitos e sua ligação com a autoestima.


Os principais problemas bucais e suas causas

A OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que o conceito de saúde e bem-estar é complexo e envolve uma série de elementos e não apenas a ausência de doenças.

Alguns dos pontos que envolvem o conceito de saúde e bem-estar são a plenitude com a estética, as finanças pessoais e a saúde bucal.

Assim, a saúde bucal é fundamental para manter a qualidade de vida e também para o aumento da autoestima das pessoas. Isso porque um sorriso bonito e atraente permite que todos se sintam mais confortáveis.

Os problemas estéticos bucais são variados, e possuem também tratamentos diversos oferecidos pelo plano odontologico pessoa fisica, sendo os mais procurados pelas pessoas a substituição de dentes perdidos, modificação da cor, o clareamento e o posicionamento dos dentes.

Abaixo falaremos sobre alguns problemas que são recorrentes na cadeira do dentista e suas causas.


1.   Perda dentária e óssea

Perder os dentes e a estrutura óssea são dois dos impactos na estética mais profundos que uma pessoa pode sofrer e também afeta a saúde bucal, como a mastigação e a boa digestão.

Esses problemas podem ser causados por doenças que afetam a gengiva e as cáries que quando não são tratadas podem abalar as estruturas dos dentes. Também pode ocorrer por conta do envelhecimento, sendo as famigeradas “dentaduras” muito usadas.

Mas com cuidado constante é possível manter os dentes ao longo da vida.


2.   Dentes amarelos

Quando alguém procura um plano odontologico um dos procedimentos buscados são os clareamentos, principalmente porque conforme o tempo vai passando os dentes tendem a escurecer.

Porém, com hábitos de consumo não muito saudáveis e com certas substâncias, os dentes tendem a ficar mais amarelados, como o consumo de café e cigarro.

Os dentes amarelados passam a impressão que os dentes estão sempre sujos ou descuidados, o que nem sempre é verdade.

Por isso que além de boa higienização é preciso buscar procedimentos estéticos que clareiam os dentes.

Além desses problemas podemos apontar outros como a halitose e diastema.


Procedimentos estéticos odontológicos

Os procedimentos odontológicos evoluíram e trazem grandes soluções para que o sorriso fique bonito e bastante saudável. Um dos mais famosos são os aparelhos ortodônticos que tem como objetivo alinhar os dentes e torná-los mais harmoniosos.

Além de melhorar o alinhamento dos dentes, garante uma melhor mastigação, respiração e influencia até mesmo na qualidade do sono.

Abaixo falaremos sobre alguns dos procedimentos estéticos oferecidos pelo convenio dentario e que interferem no aumento da autoestima das pessoas.


1.   Lentes de contato dentárias

Esses procedimentos são alguns dos mais populares e buscam corrigir falhas e imperfeições nos sorrisos.

Também ajudam no aumento do comprimento e largura dos dentes por meio do uso de lâminas de porcelana muito finas sobre eles.

São um dos tratamentos mais modernos da atualidade. Entretanto, só tem função estética, não corrigindo problemas funcionais.


2.   Clareamento dental

O clareamento dental tem como objetivo a remoção da aparência amarelada dos dentes, que como vimos anteriormente pode causar a sensação de que os dentes estão sempre sujos.

O clareamento no dentista pode ser feito com aplicação de gel clareador e em várias sessões, quase sempre entre 1 a 4. Existe também o clareamento a laser que complementa o feito com gel. A luz potencializa o gel, tornando o tratamento mais curto.

Além desses há procedimentos com os aparelhos ortodônticos e bichectomia.

Portanto, vimos que para aumentar a autoestima das pessoas, o cuidado com a saúde bucal e os procedimentos estéticos odontológicos são uma grande aliada. Assim, é possível recuperar a confiança e as habilidades sociais.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem