odontologia


Os tratamentos médicos voltados à estética têm aumentado nos últimos tempos, e quando olhamos para a área da odontologia, vimos que cada vez mais tratamentos aparecem, ajudando, e muito, as pessoas no desenvolvimento de uma vida mais saudável e um sorriso muito mais bonito. Essa parte da odontologia é conhecida como odontologia estética.


Falaremos, a seguir, sobre o que é odontologia estética e suas atribuições, bem como alguns dos principais tipos de tratamentos dentais voltados à estética, como o clareamento dental, entre muitos outros. 

O que é a odontologia estética?


A área da odontologia é bastante variada, e uma das especializações que vem crescendo e trazendo variados dentistas é a odontologia estética, também chamada de dentística. 


Essa área tem como objetivo lidar com a beleza dos dentes, além de permitir o maior cuidado com o sorriso, sendo crucial para manter uma boa saúde bucal. 


Assim, o médico estético dentista tem como foco a beleza cosmética, a restauração dos dentes, ajudando a preservar e manter a estrutura deles, com metodologias e tratamentos, como a lente de contato ou os aparelhos, que contribuem para que as pessoas tenham um sorriso muito mais bonito e também harmonioso.


Há muitos benefícios para fazer tratamentos estéticos dentais, dentre eles podemos destacar alguns, como:


  • Restaurar os dentes;
  • Remover as manchas causadas por alimentos;
  • Deixar o sorriso harmonioso;
  • Melhorar a autoestima do paciente.


Por fim, a dentística é muito importante para a melhoria da estética, além de solucionar problemas funcionais e estruturais, prevenindo intervenções mais difíceis e complexas, como o tratamento de canal ou a colocação de próteses.


No tópico abaixo abordaremos alguns dos tratamentos mais procurados pelas pessoas e realizados pelos médicos da área de odontologia estética.

Os tratamentos mais procurados na odontologia estética


Os dentes são uma parte muito importante do corpo, principalmente, por serem um fator de influência direta na autoestima das pessoas. Por conta disso, os procedimentos estéticos da área da odontologia são cada vez mais procurados, permitindo um sorriso mais harmônico e correções das imperfeições.


Alguns dos tratamentos são muito conhecidos pelo público, como a colocação do aparelho ortodôntico, entretanto, há muitos outros que têm sido desenvolvidos. Abaixo falaremos sobre alguns tratamentos estéticos dentais.


1. Lentes de contato


Um dos procedimentos estéticos dentais que vem ganhando destaque na mídia, principalmente por ser feito por variados artistas e pessoas influentes na sociedade são as lentes de contato dentais.


Elas são usadas para a correção de falhas e imperfeições do sorriso, além de aumentar o comprimento e a largura de todos os dentes. 


As lentes de contato dental consistem em lâminas ultrafinas de porcelana que são colocadas sobre os dentes. Esse tratamento é mais moderno e possui a vantagem de não alterar a estrutura do dente. 


Entretanto, somente pode ser feito quando não houver nenhum problema com as gengivas ou problemas estruturais, já que esse tratamento é totalmente estético, não corrigindo falhas estruturais.


2. Clareamento


Ter os dentes brancos é o desejo de muitas pessoas. E conforme o tempo passa, alimentos específicos são ingeridos, e é possível que o dente fique com uma cor amarelada. Para amenizar esse amarelamento ou tornar o dente mais claro é possível optar pelo clareamento dental.


Há um tipo de clareamento caseiro, que é feito com acompanhamento do dentista e com aplicação de uma moldeira de silicone com gel clareador. 


E há os clareamentos de consultório, que usam o gel clareador em maior quantidade do que no caseiro, ou o clareamento a laser, que consiste na potencialização do gel com o equipamento de luz.


A procura por tratamentos podem ser feitos com pesquisas na internet com termos como “quanto custa um clareamento” ou “dentistas que fazem clareamento perto da minha região”.


3. Aparelhos ortodônticos


Para quem precisa corrigir dentes tortos e desalinhados que causam problemas na mastigação, é possível recorrer aos aparelhos ortodônticos. Esses aparelhos são variados e o melhor tipo será indicado pelo seu dentista. 


Alguns tipos de aparelho são: aparelhos de porcelana, autoligados, lingual e invisalign.


4. Restaurações dentais


As restaurações têm como objetivo impedir a entrada de bactérias e deterioração do local. Assim, usam-se resinas e outros materiais para preencher a quantidade perdida, restabelecendo a função dental que foi anteriormente perdida.


5. Bichectomia


É uma intervenção cirúrgica com o intuito de retirar as gorduras das bochechas, causando sua diminuição, fazendo com que o rosto e a mandíbula fiquem mais desenhados.


A bichectomia é realizada por médicos-dentistas ou cirurgiões plásticos.


Por fim, agora que você já sabe um pouco mais a respeito da odontologia estética, pode encontrar o procedimento que mais se adequa à sua necessidade. Lembrando que é muito importante se consultar com um profissional qualificado.


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem