aparelho


Dentes tortos ou mesmo a posição inadequada da mordida são fatores que podem gerar desconforto estético, podendo causar problemas de articulação, dores no pescoço e nas costas, alterações de crescimento, entre muitos outros problemas. Por isso, o uso de estruturas corretivas são indicadas, demanda cuidados com o aparelho.

O aparelho ortodôntico é fundamental para a correção de anomalias que afetam os dentes e o crescimento ósseo facial. No entanto, ainda existem várias dúvidas e mitos em torno dos cuidados com o aparelho.

Muitas pessoas acreditam que o uso do aparelho só pode ser feito por crianças e adolescentes. Isso porque a idade ideal para começar o tratamento ortodôntico é a partir dos sete anos. 

Nessa idade, os ossos da face ainda estão nos últimos estágios de formação e isso facilita o processo de identificação de possíveis anomalias na posição óssea e, consecutivamente, na sua eventual correção.

Mas a idade não é, realmente, um empecilho para a realização dos ajustes necessários, existindo diversos tipos de aparelhos dentais que atuam nos diferentes casos e estágios do problema, possibilitando o uso desses dispositivos para pessoas de todas as faixas etárias.


Tipos de aparelhos ortodônticos

Ainda que a decisão final esteja nas mãos do paciente, quem deverá diagnosticar a necessidade do uso do aparelho, bem como as opções indicadas para cada quadro é o profissional ortodontista.

Ele avaliará se existe a má oclusão (a mordida em posição errada), se o encaixe das arcadas dentárias está incorreto ou mesmo se há espaços a serem corrigidos entre os dentes, entre outros aspectos.

Baseado nessas análises, o dentista e o paciente decidirão entre os tipos de aparelhos disponíveis, qual melhor atende às necessidades e preferências do cliente. 

Basicamente, os tipos de aparelhos são:

No caso dos removíveis, as estruturas podem ser retiradas pelo paciente sempre que houver necessidade, como na alimentação ou higienização. 

Já o aparelho dentário invisível móvel consiste em uma placa feita sob medida, contribuindo com a melhor movimentação e conforto durante o tratamento.

Os fixos são usados para movimentar os dentes rápida e precisamente, enquanto o fixo transparente exerce a mesma função mas com um material de coloração mais próxima a da dentição. 

Nessa categoria, ainda existem os modelos autoligados, que otimizam o processo de correção e reduzem os incômodos.

Por fim, o aparelho lingual consiste na estrutura ortodôntica colocada atrás dos dentes, reduzindo os incômodos com a aparência e risco de feridas em esportes.

Além da lista, um modelo que vale a pena destacar diz respeito às estruturas de correção que podem ser aplicadas quando há a necessidade de colocação de um implante dentário.

Isso porque o espaçamento para a nova peça precisa ser preservado enquanto ocorre a correção da mordida, principalmente porque o implante não pode sofrer com movimentações após a fixação no osso.

Neste caso, após a correção necessária para realizar o implante, também é necessário verificar junto ao profissional qual é o valor de um implante dentário e como fazer o tratamento corretamente para manter a saúde geral.


Cuidados diários com a cavidade bucal

Dependendo do tipo de estrutura escolhida, os aparelhos terão impactos diferentes no cotidiano do paciente. Nesse sentido, a higienização é o maior ponto de destaque sobre essas mudanças.

Um mito que existe em torno da ortodontia é o de que o uso do aparelho é causador de mau hálito, mas isso está longe de ser verdade. Afinal, o principal motivo desta condição é a higiene inadequada.

Por isso, é importante ressaltar que cada tipo de aparelho exigirá uma atenção diferente, pois além do cheiro desagradável o acúmulo de comida entre a estrutura e o dente, pode causar o surgimento de cáries e outros problemas se os hábitos corretos não forem seguidos.


Aparelhos móveis

A limpeza diária dos dentes costuma ser muito mais simples no caso dos aparelhos móveis, pois o paciente removerá o acessório e o escovará separadamente, com o auxílio do creme dental. 

Nesse caso, a escovação bucal se dará da forma usual e, posteriormente, a estrutura também deverá ser higienizada.

É importante notar que tanto o aparelho móvel convencional quanto o aparelho invisivel, não podem ser limpos com água fervente nem com produtos que contenham álcool.


Aparelhos fixos

Já os aparelhos fixos exigirão um pouco mais de atenção e paciência.

Isso porque, por conta da presença dos braquetes e fios ortodônticos, a visão e o alcance podem ser dificultados. 

O mais importante, neste caso, é lembrar-se de optar por escovas mais macias e de tamanhos menores. O uso da escova interdental também ajudará na escovação dos cantos mais difíceis.

No mais, a escovação deve ser feita com calma e abranger toda a superfície dos dentes e dos braquetes.

De toda forma, com ambos os tipos de aparelhos, o uso diário do fio dental é primordial.


Proteção dental durante os esportes

Os cuidados com o aparelho são importantes também na prática de esportes, principalmente nos de alto impacto como futebol e basquete. 

Isso porque receber algum tipo de impacto no rosto pode fazer com que o aparelho machuque a parte interna da bochecha e gengiva.

Uma saída é o investimento no protetor bucal. Esse acessório deve ser feito sob medida com o auxílio do dentista, que irá moldar a mordida para que encaixe perfeitamente o aparelho, evitando o risco de lesões e quebra.

Atletas assíduos que não podem ou não desejam usar aparelhos fixos, podem optar por substituí-lo pelo aparelho invisível móvel ou lingual, que além de ser conveniente é bastante efetivo. 


Dicas gerais de cuidados

  1. No caso do aparelho móvel, utilizar a estrutura durante o maior tempo possível;
  2. Evitar alimentos duros, para não quebrar o aparelho fixo;
  3. Remover a estrutura móvel de correção sempre ao se alimentar;
  4. Frequentar as consultas de manutenção adequadamente;
  5. Realizar a troca correta dos protetores;
  6. Guardar o aparelho móvel na caixinha destinada;
  7. Nunca guardar o aparelho móvel em papel toalha;
  8. Utilizar um passa-fio para facilitar o uso do fio dental;
  9. Levar uma escova e creme dental quando for passar muito tempo fora de casa.

Após a finalização do tratamento, de modo a conservar o sorriso ainda mais alinhado e bonito, é possível verificar com o profissional a opção de realizar um clareamento dental para remover as possíveis manchas causadas pelo aparelho e hábitos de higienização/alimentação durante o procedimento, bem como otimizar o sorriso.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, dicas e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.


Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem