Quem não gostaria de se aposentar mais cedo, não é? Para isso, você precisa ter um planejamento financeiro com metas bem objetivas. É importante construir uma reserva financeira para longo prazo, para então você conseguir ter uma vida mais tranquila daqui alguns anos, sem depender apenas da previdência social, é possível investir numa aposentadoria complementar.
Mas além de pensar numa aposentadoria complementar para ter uma vida mais tranquila no futuro, é preciso pensar também na sua saúde e bem-estar, certo?
Confira no nosso artigo o que é aposentadoria complementar e quais são os tipos de previdência para você investir! No texto, vamos te apresentar duas modalidades: plano VGBL e PGBL
O que é previdência privada e suas vantagens?
A previdência privada é um tipo de previdência paga. Justamente por isso, ela tem alguns benefícios.
Entre as vantagens da previdência, a que merece sua atenção é a tributação. O Imposto de Renda (IR) chega a ser de 10%. Além disso, a renda bruta anual pode ser deduzida em até 12% na entrega da declaração do IR, mas não são todos os planos que abarcam essa opção. Durante o texto, você encontra como cada plano funciona.
Além disso, é importante ressaltar que a aposentadoria complementar é um investimento. Você não só recebe uma aposentadoria, como também pode gerar renda para seus herdeiros e é possível investir o valor em outros patrimônios.
Com a previdência privada, você pode fazer portabilidade. Ou seja, você pode migrar para outra instituição financeira. Não é obrigatório permanecer na mesma ao longo prazo.
Tipos de Previdência Privada
Agora que você já sabe o que é previdência privada e suas principais vantagens, é hora de descobrir qual plano faz mais sentido com o seu perfil de investidor.
VGBL
Diferente do PGBL, o VGBL não inclui o benefício fiscal. Justamente por isso, esse plano é indicado para aqueles que fazem a declaração de Imposto de Renda no modelo simplificado.
A vantagem do VGBL é que na hora de realizar o resgate, o desconto do Imposto de Renda é feito sobre os rendimentos. Isso significa que suas contribuições ficam livre desse tipo de desconto.
PGBL
Esse tipo de plano é indicado costuma declarar seu Imposto de Renda usando o modelo completo, sendo assim, aproveitando os benefícios fiscais.
O PGBL é aquele plano que citamos no começo do texto entre as vantagens da previdência privada. Isso porque quem contrata este plano pode deduzir em até 12% suas contribuições anuais na renda bruta tributável
Por isso, a tendência é que o investidor consiga acumular um grande valor ao longo da vida. Isso porque essa diferença aplicada num plano de previdência é ainda maior.
Cuidados com a saúde e bem-estar
Bom, como já dito no começo do texto, é importante que aliado a um planejamento financeiro a longo prazo, você cuide da sua saúde e bem-estar. É sabido que com o passar dos anos o corpo humano envelhece e conforme as demandas como trabalho, família, etc, o corpo fica mais debilitado.
Para alcançar um envelhecimento saudável, permanecendo ativo na sociedade, cuidando de corpo e da mente, são necessários cuidados, como: cuidado com a alimentação, exames periódicos, atividades físicas, lazer e claro investir na sua aposentadoria complementar! Para então ter uma vida mais leve e tranquila.
Postar um comentário