clareamentos dentais


Manter a qualidade e a beleza do sorriso é muito importante para a saúde pessoal e também para o bem estar. Apesar do processo ser muito pessoal, existem tratamentos interessantes que podem ser buscados pela população, como o clareamento dental.

Nesse artigo falaremos tudo sobre diferentes tipos de procedimentos odontológicos, que são realizados justamente para ajudar a população a transformar o sorriso da melhor maneira possível ao longo de suas vidas. 

Entretanto, o foco principal será no clareamento dental, que é um procedimento que cada vez mais vem ganhando destaque no setor da odontologia.

Saúde bucal

Primeiramente, é fundamental destacar a importância de cuidar da saúde bucal durante toda a vida. Esses cuidados que falaremos na sequência devem ser executados desde os primeiros anos de vida das crianças, mesmo enquanto eles ainda possuem dentes de leite.


A formação da arcada dentária pode começar a ocorrer ainda durante a gestação. Essa etapa pode ser impactante na formação dos dentes das crianças nos primeiros anos de vida. 


Entretanto, a formação da arcada de dente permanente pode sofrer alterações durante o começo da vida, essencialmente se as crianças não cuidam corretamente dos dentes.


Quando os dentes permanentes já estão todos postos e a arcada dentária já está formada, é ainda mais importante que os cuidados sejam rotineiros. 


Claro, sabemos que nem sempre é possível garantir que a formação da arcada dentária vai ser a mais perfeita, mas é importante os cuidados adequados. 


Em certos casos, pode ser necessário a utilização de aparelho transparente para correções de problemas estruturais nos dentes.


Mas, quais são esses cuidados? Bom, eles são simples e básicos, mas precisam ser corriqueiros. De modo geral, os cuidados relacionados à saúde bucal envolvem, essencialmente:


  • Higienização bucal;
  • Alimentação;
  • Hábitos de rotina;
  • Acompanhamento odontológico.

Esses cuidados básicos, atrelados a tratamentos que podem ser realizados em alguns casos, como o uso de aparelho invisível, são ações que podem determinar se você terá o sorriso perfeito ou não.

Tratamentos odontológicos

Falamos dos processos que você precisa passar cotidianamente para conseguir qualificar cada vez mais seu sorriso, essencialmente a higienização bucal, alimentação e acompanhamento odontológico com dentistas especializados.


Entretanto, existem situações em que pode ser necessário passar por procedimentos e tratamentos odontológicos para resolver problemas estruturais importantes nos dentes.


Ou então, simplesmente para qualificá-los cada vez mais, como os chamados procedimentos estéticos odontológicos. 


Entre os tratamentos odontológicos mais conhecidos, certamente os de aparelhos dentários encabeçam a lista. 


Os aparelhos podem ser utilizados para diversos tipos de problemas que afetam os dentes da população, como estruturais, dentes tortos, mordidas cruzadas, entre outros. 


Além disso, existem diferentes tipos de aparelhos dentários, como o fixo, móvel, e o aparelho dentário transparente.


Além dos aparelhos, existem tratamentos mais novos e sofisticados que vem ganhando um espaço importante, apesar de funcionarem de maneira semelhante aos aparelhos odontológicos. 


É o caso, por exemplo, das lentes de contato dentais, que são utilizadas para problemas semelhantes aos casos citados anteriormente.


Semelhantes às lentes de contato dental, mas com diferença na espessura do equipamento, as facetas dentárias, como as facetas de resina composta, também estão sendo cada vez mais utilizadas pelos dentistas, especialmente da odontologia estética. 


Esse tipo de instrumento ajuda em correções estruturais importantes, qualificando ainda mais o sorriso da população.


É importante destacar que as facetas dentárias também possuem mais de um tipo. Além das de resina composta, também é bastante comum a utilização de facetas em porcelana.

Tipos de clareamento dental

Para finalizar, falaremos do clareamento dental, que é um procedimento odontológico da odontologia estética.


Como o próprio nome já indica, o clareamento dental tem como principal objetivo o clareamento dos dentes, eliminando manchas importantes que afetam a arcada dentária e transformando-os em brancos novamente.  Conheça os 3 principais tipos de clareamento:


1. Clareamento a laser

O clareamento a laser é um dos mais conhecidos e práticos. Realizado em consultórios odontológicos, esse tipo de clareamento é um dos mais eficazes. 


Para dar o resultado desejado, é colocado um gel clareador nos dentes e posteriormente o laser é aplicado sobre eles, dando o efeito desejado.


2. Clareamento caseiro

O clareamento caseiro, como o próprio nome já indica, é realizado em casa. Ele demora mais para fazer o efeito desejado, visto que, é normal que as pessoas não tenham toda tecnologia necessária a disposição. 


De modo geral, esse tipo de clareamento é feito através de aplicações de gel clareador nos dentes durante um determinado período. 


Apesar de ser feito em casa, é importante ter um acompanhamento profissional para melhores resultados.


3. Fitas clareadoras

Por fim, o clareamento com fitas clareadoras se diferenciam um pouco do gel clareador comum no clareamento caseiro. 


Essas fitas podem ser encontradas em farmácias, e funcionam como adesivos e que vão executando o trabalho de clarear os dentes gradualmente. 


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.


Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem