Exame polissonografia
O exame de polissonografia ajuda a detectar diversos tipos de distúrbios do sono, colaborando para que os profissionais consigam chegar a um veredicto em relação à doença enfrentada pelo paciente.  

Mas, você sabe quais doenças a polissonografia consegue detectar e como esse exame é realizado? Fique com a gente e descubra.  

O que é a polissonografia?

Talvez você conheça esse procedimento por exame do sono, como é popularmente chamado. Fato é que a polissonografia tem como principal objetivo observar as atividades do paciente enquanto ele está dormindo. Ou seja, durante esse momento de repouso, são analisadas uma série de fatores envolvendo suas funções cardíacas, cerebrais, musculares, respiratórias e etc.

7 doenças que pode ser detectadas no exame de polissonografia

De antemão, saiba que a polissonografia pode detectar muitos outros distúrbios além desses que iremos citar aqui. Entretanto, para que você possa entender sua importância, decidimos colocar os 7 mais comuns e que merecem mais atenção. Confira

Narcolepsia 

A narcolepsia é um distúrbio do sono raro, onde a pessoa é atingida por uma sonolência excessiva na parte do dia, mesmo ela tendo dormido bem na noite anterior.  

Síndrome das pernas inquietas

Já com relação à síndrome das pernas inquietas, o indivíduo se vê compelido a mover as pernas quase que instantaneamente durante suas noites de sono. Isso pode gerar incômodo e fazer com que a pessoa não consiga dormir direito. 

Insônia  

A insônia é uma doença muito comum e atinge grande parte da população mundial. Em síntese, o paciente com insônia não consegue conciliar suas noites de sono de forma adequada, indo dormir muito tarde ou até mesmo acordando inúmeras vezes durante madrugada.

Hipopneia 

Quando as vias respiratórias superiores do paciente ficam parcialmente obstruídas, dá-se o nome de Hipopneia. Dentre os principais sintomas da doença, podemos citar o aumento do ronco, episódios de insônia e a fadiga.

Hipersonia

A Hipersonia faz com que o enfermo se sinta cansado e com muito sono na parte do dia,  além de dormir demais durante a noite. Acontece que, mesmo dormindo durante o dia, a sensação de sonolência permanece.

DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) 

A DPOC engloba diversas enfermidades crônicas como por exemplo a enfisema pulmonar, a bronquite e algumas outras doenças respiratórias relacionadas ao tabagismo. Nesse caso, a polissonografia detecta esses problemas em seu estágio avançado.

Apneia obstrutiva do sono 

Por fim, a apneia do sono, que ocorre quando os músculos da faringe estão muito relaxados, impedindo que o fluxo de ar circule normalmente pela traqueia. Isso faz com que o paciente ronque mais e acorde subitamente durante a noite.

Como a polissonografia é realizada?

Embora o exame do sono possa ser feito sem que o paciente precise sair de casa, o mais comum é que ele seja realizado em laboratórios, clínicas e hospitais.  


O processo se inicia com a pessoa deitando em uma posição confortável, com o médico instalando eletrodos em diferentes partes do seu corpo – são utilizados adesivos do tipo micropore e gel condutor de eletricidade a fim de manter os eletrodos bem fixados.


Para que o relatório obtido seja completo, é necessário que, ao longo da noite, o especialista esteja atento a diferentes tipos de ocorrência, como o número de vezes que o paciente acorda, alterações dos batimentos cardíacos, ritmo da respiração e etc.


Após isso, todas essas informações são armazenadas no sistema e posteriormente checadas pelos profissionais, seguindo uma tabela de referência de normalidade.

Como o exame é interpretado?

A princípio, o exame é capaz de prover ao médico todas as informações que ele precisa para chegar a um veredicto final. Porém, levar em consideração o histórico clínico do paciente, realizar entrevistas (anamnese) e responder a questionários também são etapas importantes do processo. 


Por esse motivo, é muito comum vermos 2 ou até mesmo 3 profissionais trabalhando em conjunto durante a etapa de interpretação de dados.  


O resultado costuma ficar pronto num prazo de aproximadamente 48 horas.


E então, viu como a polissonografia pode te ajudar a dormir melhor? 


Caso você more próximo ao centro da cidade de São Paulo, visite a Physical Care e marque seu exame de polissonografia em Itaim Bibi


A Physical Care conta com especialistas altamente capacitados para tratar dos seus distúrbios do sono e garantir que você tenha noites de descanso mais tranquilas.


Desse modo, visite nosso site agora mesmo e não deixe de marcar sua consulta.


Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem