relatorio-de-estagio

Alunos a partir do final do ensino fundamental podem se candidatar para vagas para estágio. Ao ocupá-las, contudo, devem preencher periodicamente um relatório de estágio, que é um requisito da validade do vínculo.

Esse vínculo, contudo, não é de emprego. Por isso mesmo que o relatório é necessário. Nele o aluno relata suas atividades e, assim, é possível avaliar se elas têm compatibilidade com o curso que ele faz.

Mas como fazer o relatório de maneira correta? Quais são as informações que devemos colocar nele para que tenha validade? Essas e outras informações você pode ver abaixo e garantir o preenchimento correto do documento.

O que é relatório de estágio?

Esse é um documento essencial para que o estágio tenha validade. Muitos cursos de graduação exigem essa fase de aprendizado e, assim, o relatório se torna essencial para que o estagiário consiga sua graduação.

No caso dos relatórios para alunos do ensino médio ou fundamental, o relatório serve para demonstrar a regularidade do vínculo. Por outro lado, no caso da graduação de ensino superior, esse é um requisito para o diploma. Portanto, em ambos os casos o documento é indispensável. Porém, em cada caso eles ocupam formatos diferentes, conforme veremos abaixo.

Novamente, nos dois casos ele contém informações cruciais sobre os aprendizados do aluno no curso do estágio. Assim, demonstram a utilidade do vínculo para a aplicação dos conhecimentos obtidos nas aulas.

O relatório de estágio traz essas informações e, ainda, demonstra a validade do vínculo. Aliás, cabe lembrar que a característica principal dele é ter viés educativo que compõe uma parte do desenvolvimento do aluno.

Quem deve fazer o relatório de estágio e quando?

Todos os estagiários têm a obrigação de fazer o relatório. Além disso, é preciso que a instituição de ensino e o concessor do estágio (empresa) também preencham informações.

No vínculo de estágio se considera que existem três partes com interesse na relação. O aluno (estagiário), a empresa (concessora) e a instituição de ensino (intermediária). Assim, os documentos sempre devem conter assinaturas e dados dos três.

Contudo, cabe ressaltar que o relatório de vigência é composto pelos três. Esse tem recorrência de 06 meses e, portanto, em um estágio com tempo máximo (02 anos) gera 04 emissões.

Por outro lado, o relatório de estágio para consideração dele como requisito de conclusão do curso tem apresentação somente ao final do estágio ou mesmo da graduação. Esse é o caso que atinge os alunos de ensino superior.

Relatório de estágio superior supervisionado: Como fazer?

O estágio do ensino superior e que é requisito de conclusão de curso segue algumas características e formato próprio. Assim, segue as regras da ABNT, pois corresponde a um trabalho acadêmico.

Contudo, vale lembrar que alguns tipos de graduação não exigem o relatório nesse formato. Em verdade, é preciso que você analise as regras do seu curso. Caso ele seja necessário (além do relatório periódico de 06 meses), siga essa ordem:

  • Capa;
  • Folha de rosto;
  • Sumário;
  • Introdução;
  • Descrição da organização;
  • Atividades desenvolvidas;
  • Conclusão;
  • Referências bibliográficas.

Além disso, uma vez que segue a ABNT, o relatório de estágio deve seguir outras especificidades:

  • Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12;
  • O espaçamento é de 1,5 entre as linhas;
  • Recuo de 1,25 no início de cada um dos parágrafos;
  • Margem inferior e superior de 2 cm;
  • Ainda, a margem superior e esquerda de 3 cm.

Informações indispensáveis no relatório de estágio

Existem vários dados que devem constar, necessariamente, no relatório para que ele tenha validade. Dentre eles estão o nome da instituição de ensino, da concessora da vaga (empresa) e do aluno.

Também, datas do início do vínculo e do término. Ele pode ser de até 02 anos. Contudo, quando o estagiário tem algum tipo de deficiência o estágio não encontra limite de tempo.

Ainda, outras informações que devem constar se referem às atividades que o estagiário fez durante o vínculo. Por exemplo, deve demonstrar ações de natureza administrativa, prática, laboratoriais e outras.

O que acontece se não fizer o relatório de estágio?

No caso dos relatórios periódicos de 06 meses, isso pode levar à invalidade do estágio. Ou seja, quando esse tipo de requisito fica de lado, ele não pode ser considerado como tal e pode se tornar um vínculo de emprego.

Isso gera ao estagiário uma série de direitos como o pagamento de verbas trabalhistas (FGTS, INSS, décimo terceiro e outros). Entretanto, a empresa pode demonstrar que isso foi uma culpa do aluno e, assim, evitar essa invalidação.

Por outro lado, quando o relatório de estágio se refere ao de conclusão de curso, ignorá-lo pode causar ao aluno graves consequências. A principal delas é a impossibilidade de conquistar o diploma. Por isso, siga as nossas dicas e não deixe de fazer o relatório de forma correta e garanta sua graduação com sucesso!

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem