A
percepção e o julgamento das pessoas a respeito da marca estão diretamente
atrelados às ações de marketing que ela promove.
Dessa
forma, é indicado fundar um setor exclusivamente dedicado a esse aspecto do
negócio.
Ao contar
com uma equipe profissional capacitada e atualizada, o gestor está garantindo
que todas as estratégias sejam devidamente discutidas e desenvolvidas.
A longo
prazo, isso influenciará todos os departamentos da empresa, desde a
visibilidade da marca até as táticas de pós-compra.
Isto
posto, este texto é voltado para quem deseja saber como organizar o setor de
marketing, incluindo a composição de uma equipe competente e a estruturação de
planejamentos, acompanhe.
Como começar um setor de marketing?
Quando o
assunto é setor de marketing, pensar previamente na organização dele é muito
importante porque dá um senso de direção para a empresa.
Ele
precisa ser plenamente integrado à dinâmica produtiva do negócio. Isso envolve,
entre outros aspectos, as estratégias, metas e profissionais envolvidos.
Portanto,
saiba mais sobre esses e outros elementos nos tópicos a seguir.
Pense em metas
A
implementação de um setor de marketing deve ser baseada em metas e objetivos
concretos.
Reúna-se
com seu time e defina quais são as necessidades da empresa e como elas podem
ser sanadas pelo marketing. Alguns exemplos de metas são:
- Aumentar o tráfego no site;
- Aumentar o número de conversões mensais;
- Melhorar a segmentação de anúncios;
- Promover novos produtos.
Uma vez
que as metas e os objetivos forem definidos, já é possível começar a
desenvolver estratégias.
Recrute profissionais qualificados
Quando os
objetivos são definidos, o gestor tem uma boa noção do tipo de profissional que
ele está buscando para fazer parte do setor de marketing do empreendimento.
O
processo de contratação deve seguir essa diretriz. Procure deixar claro aos
candidatos que as vagas exigem conhecimentos variados.
Por
exemplo, é de extrema importância que os profissionais saibam como operar o Twitter Ads.
Apesar de
ser possível oferecer treinamento e capacitação já dentro da empresa, contratar
colaboradores que já tenham experiência anterior é mais indicado.
Planeje as estratégias
Com as
metas definidas e os profissionais contratados, é hora de se dedicar ao
planejamento.
Um ponto
vital é decidir quais serão os meios de comunicação utilizados em cada
estratégia.
O
investimento em ações de inbound marketing deve vir acompanhado de estudos que apontem quais
são as plataformas mais potencialmente lucrativas para a empresa.
Não é
obrigatório marcar presença em todas as redes sociais, por exemplo.
O ideal é
escolher os canais que o público-alvo do empreendimento mais utilizam, e assim,
amplificar os resultados.
Cuide da gestão
É preciso
saber gerir toda a equipe para garantir um bom nível de produtividade e
organização.
Busque
delegar tarefas de forma justa e igualitária, para evitar que os funcionários
fiquem sobrecarregados.
Também se
comunique livremente com os colaboradores para identificar os pontos fortes e
fracos de cada um.
Com isso,
você terá a capacidade de escolher as melhores funções para os melhores
colaboradores e o trabalho vai fluir com mais plenitude.
Considere
utilizar ferramentas de gestão de projetos para otimizar esse gerenciamento.
Integre as equipes
Do marketing de conteúdo ao atendimento ao cliente, todas as frentes de
trabalho devem convergir.
Isso
envolve uma comunicação efetiva, a criação de uma persona, conhecimentos acerca
do funil de vendas, produção de conteúdo e mais.
Os
colaboradores devem possuir um canal de comunicação acessível para garantir que
todas as decisões sejam transmitidas uniformemente.
A equipe
deve desenvolver uma persona para ter informações concretas sobre o tipo de
público com o qual ela está trabalhando ou quer trabalhar.
Fazer o
acompanhamento do funil de vendas é imprescindível, pois é ele que determina as
possibilidades de um usuário fazer negócio com a empresa.
Por fim,
a produção de conteúdo é importante para construir uma boa reputação na web e
atrair mais pessoas.
Observe as métricas
Uma das
maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de acompanhar
estatísticas em tempo real.
Quem
investe em uma campanha de anúncios, por exemplo, tem como saber a taxa de
cliques e interações de cada anúncio veiculado.
Fazer
esse acompanhamento continuamente garante que a equipe aja com rapidez caso a
estratégia não der certo, além de mostrar concretamente quando a ação surte
efeito.
Acima de
tudo, essa é uma ótima maneira de saber mais sobre sua base de clientes.
Use soluções tecnológicas
Trabalhar
com a internet pressupõe usar ferramentas tecnológicas para otimizar o ofício e
alcançar resultados mais satisfatórios.
No caso
do marketing no âmbito digital, isso pode ser feito por intermédio de softwares
de automação de marketing.
Esse tipo
de ferramenta possui uma série de funcionalidades muito pertinentes para
incrementar estratégias e otimizar processos.
O lead
tracking auxilia no acompanhamento dos leads no funil de vendas e o lead
scoring possibilita que os membros da equipe organizem cada lead de
acordo com pontuações que refletem a propensão deles a fazer uma compra.
A
automação também é indicada para campanhas de e-mail marketing e gerência de
redes sociais.
Faça benchmarking
É
importante destacar que toda e qualquer estratégia de marketing deve se
relacionar tanto com o ambiente interno, quanto com o ambiente externo de uma
empresa.
Por isso,
é imprescindível que a marca faça benchmarking, isto é, tomar
conhecimento das ações empregadas por empresas concorrentes para compará-las
com as suas ações.
Essa
estratégia é útil para identificar os erros e acertos de empreendimentos
similares, e dessa forma, descobrir qual é o melhor plano de ação.
Além
disso, o benchmarking auxilia na identificação de novas oportunidades no
mercado.
Quais são os cargos de um setor de marketing?
Como você
pode perceber, a organização de um setor de marketing envolve muitas variáveis.
Por isso, construir uma hierarquia é vital para que todas as etapas fluam como
o esperado.
No topo
temos o diretor de marketing. Ele é encarregado de todo o planejamento
estratégico ligado tanto ao ambiente interno, quanto ao ambiente externo da
empresa.
Em seguida,
há o gerente. Ele pesquisa ostensivamente o público-alvo da empresa e alimenta
a equipe com dados para basear e otimizar as estratégias.
É preciso
estar sempre atento às tendências do mercado. Para isso, conte com um gestor de
produtos. Ele deve manter contato com os clientes e pensar em métodos para
lançar produtos novos.
Na frente
mais administrativa, temos o analista de marketing e o assistente de marketing.
Juntos, eles coordenam a distribuição de materiais promocionais e a promoção de
eventos.
Por fim,
o coordenador de marketing digital deve ficar responsável pela coordenação das
estratégias no ambiente virtual.
A
tecnologia está em permanente evolução, por isso, é comum que com o passar do
tempo novos cargos surjam.
Os cargos
citados neste tópico são os mais típicos de um setor de marketing corporativo.
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Por que investir nesse setor?
Criar um
setor destinado para o marketing centraliza todas as decisões e os esforços
acerca da área.
A
integração e coordenação entre todos os profissionais é um dos segredos da
importância desse setor. Confira outros a seguir.
Estratégias personalizadas
A reunião
de um time comprometido com a empresa contribui para o desenvolvimento de
estratégias personalizadas.
Quanto
mais dados a respeito do público-alvo são captados, maior é a especificidade, e
por consequência, o sucesso de uma ação.
Com todo
um setor ao dispor do marketing, é possível definir objetivos a longo prazo e
trabalhar nichos.
Execução profissional
Trabalho
em equipe exige conhecimento e experiência. Com grandes profissionais reunidos
em prol das mesmas metas, o resultado certamente será de alto nível.
É sempre
interessante disponibilizar treinamentos e capacitações para garantir que todos
os colaboradores acompanhem as evoluções tecnológicas.
Mais vendas
Quando há
toda uma equipe dedicada a pensar e aplicar estratégias de marketing, as vendas
tendem a crescer expressivamente.
Os
responsáveis pelo marketing devem acompanhar de perto a jornada de compra de
cada lead. Depois, transmitir as informações principais para a equipe de
vendas.
Vê-se aí,
mais uma vez, a importância de integrar todos os setores corporativos.
Monitoramento constante dos resultados
Manter um
acompanhamento cuidadoso dos resultados é a garantia de que todos os esforços
da equipe surtirão efeito.
Se uma
determinada ação não for bem-sucedida, a análise de relatórios de desempenho
deve guiar os próximos passos da empresa.
Considerações finais
Portanto,
o objetivo principal desse texto é apontar a importância de formar um setor de
marketing na sua empresa e mostrar quais são os principais elementos do
estabelecimento desse tipo de setor.
Sendo
assim, contar com uma equipe competente e um planejamento estratégico firme são
os pontos fundamentais.
Isto posto, o marketing é um elemento primordial da atividade corporativa, e investir nele é investir na longevidade da empresa.
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