cerveja

Bem, acredita-se que a cerveja surgiu acidentalmente.

Os historiadores especulam que algum trabalhador rural esqueceu os grãos no campo e ao contato com a água da chuva, ocorreu a primeira fermentação espontânea. 

E então, surgiu a primeira bebida com álcool. 

Existem registros datados de 8.000 a.C. na região da Palestina, o surgimento de uma bebida, encontrada em potes de barro com presença de cevada, mas apenas por volta de 6.000 a.C. no berço da civilização, que hoje é o Oriente Médio, os sumérios registravam a importância da cerveja como negociação de moeda. 

Sim! Mas é bom saber que a cerveja daquela época era totalmente diferente de hoje. 

1 - A cerveja era primitiva e chamada de pão líquido 

O líquido era tão importante que era considerado uma bebida divina e também faziam oferendas aos seus deuses. 

O pão, os grãos e a cerveja eram a alimentação básica daquela civilização. 

A cerveja era uma moeda de troca, também era usada como pagamento aos trabalhadores que construíam grandes obras civis da civilização antiga. Como os egípcios, babilônios e sumérios. 

Uma boa curiosidade eram as Grandes Pirâmides do Egito, que na verdade foram construídas com pagamento com cerveja. 

É muito bom saber que todo trabalhador recebia 4L de cerveja por dia de trabalho. Imagine isso! 4 litros por dia! É muita cerveja! 

E hoje em dia o povo dessa região não toma bebida alcoólica. É proibido e é muito irônico. 

2 - Sabemos que a cerveja chegou ao Ocidente pelo Império Romano 

Mas naquela época o vinho era mais preferencialmente dos patrícios. 

A cerveja era parente dos pobres, como também é conhecida hoje. Principalmente às regiões governadas como os gauleses e é importante lembrar que os alemães conhecidos como bárbaros pelos romanos, também bebiam muita cerveja. 

Nesta época, o nome CERVEJA passou a ter mais destaque, trazendo o nome Cervisia em homenagem ao deus da agricultura, Ceres. 

Porque até então a produção de cerveja não tinha um padrão. Por isso era comum usar outros grãos como farinha de aveia, trigo e sorgo. 

Foi com os gauleses e alemães que a cevada passou a ser mais utilizada na produção de cerveja como hoje. 

3 - Ou você bebia cerveja, ou você morria de contaminação!

Foi na Idade Média que a cerveja como a conhecíamos passou a ter mais destaque. 

Isso devido ao fato de que naquela época a água era suja e muita gente morria pela contaminação. 

O processo da cerveja foi mais adequado porque esterilizou a água, portanto, era mais saudável beber cerveja do que água. 

Mas a cerveja na Idade Média era mais leve, até as crianças bebiam cerveja.

Era uma fonte nutritiva diária. E devemos agradecer aos Monkes porque foram eles que registraram as técnicas de produção de cerveja.

E também a descoberta do lúpulo, que foi primordial para preservar a cerveja. Então pessoal, muitas coisas aconteceram entre essa idade e hoje.

4 - A cerveja chegou à América com as Grandes Navegações 

Então Louis Pasteur descobriu a levedura, responsável pela fermentação como todos sabem. 

E essa descoberta mudou tudo, logo apareceu a cerveja Lager que mudou todo o mercado de cerveja até hoje. Sim, aquelas cervejas que encontramos nos bares locais. 

Então, falamos sobre a história geral da cerveja, agora vamos falar sobre aqui no Brasil. 

5 - Como a cerveja chegou ao Brasil? 

Aqui no Brasil a cerveja demorou a chegar e saiu com os comerciantes europeus. 

Quando eles vieram aqui, trouxeram com eles a cerveja que era desconhecida para o povo-

Mas o Império Português começou a bloquear o líquido devido à perda do mercado do vinho. Isso era muito forte naquela época. Mas em 1808 com a chegada da Família Real introduziram a cerveja no mercado nacional. 

E o Reino Unido foi o primeiro “país” a introduzir a cerveja aqui no Brasil.

Após a abertura dos Portos Brasileiros às nações amigas que todo mundo conhece, ocorreu no Rio de Janeiro. O problema de ingredientes como cevada e lúpulo serem importados e tributados com altos impostos, mas vem o "jeitinho brasileiro", produzindo cerveja com farinha de trigo, milho, farinha de arroz, gengibre, ervas e etc. 

E trouxe uma baixa qualidade ao líquido. Foi somente com as máquinas de refrigeração que foi possível criar gelo e finalmente controlar o processo de fermentação. 

E esse fato foi muito importante porque as primeiras cervejarias industriais começaram a surgir: a Cervejaria Brahma e a Antártica Paulista, que hoje conhecemos como Ambev.

Gostou deste artigo?

Conteúdo elaborado pela equipe de edição do site Será Que Pode. Encontre por lá notícias sobre negócios, dicas de produtos para revenda e assuntos relacionados ao empreendedorismo.

Neste mês os artigos em destaque falam sobre: onde comprar cerveja barata para revender e como comprar cerveja itaipava direto fábrica.

Passe por lá e deixe um comentário com suas sugestões e dúvidas. Por hoje ficamos por aqui, até breve.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem